
O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam utilizando apenas dois algarismos zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso ON, apagado OFF). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda eletrônica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
Quando os primeiros computadores foram projetados, percebeu-se que seriam necessários cerca de 250 códigos diferentes para representar, com valores diferentes, todos os números; letras maiúsculas, minúsculas e acentuadas e os demais símbolos.
Então, cada caracter diferente (número, letra ou símbolo), recebeu um valor. Por exemplo, o “A” maiúsculo, foi chamado de 65, o “B”, 66 e assim por diante.
Mas como representar esses valores, um a um, de uma forma exata e única para cada valor?
Para se representar qualquer valor entre 1 e 256, basta ligar ou desligar os bits em grupos de 8 valores, sendo que “0” = desligado (= tensão baixa) e “1” = ligado (tensão alta).
Esse grupo de 8 unidades tem valores que vão dobrando, começando com a primeira da direita, que seria 1. A segunda seria 2; a terceira, 4 ; a quarta, 8, e assim por diante, até a oitava, que seria igual a 128, ou seja, sempre potências de 2.
Como conseguir o valor 65 com elas?
Verificar se o primeiro valor (128) "cabe dentro" do número. Se couber atribui-se o código 1, se não couber atribui-se código 0.
Repetir para os demais valores (64, 32, 16...) até chegar ao 1.
A somatória dos valores que tem código 1 deve ser igual ao valor do número:
Assim o A maiúsculo, que é simbolizado por 65, em linguagem de máquina se transformou em 01000001, (ou seja, 64 + 1), sendo que os dígitos são lidos da esquerda para a direita.
Portanto, quando pressionamos a letra A maiúscula no teclado, o que é enviado para o processador do computador é o código binário do valor 65, ou seja, 01000001.
Se você quiser saber quais os códigos binários que são necessários para escrever o seu nome, ou uma palavra qualquer, dê uma olhada na tabela acima
Sem comentários:
Enviar um comentário